Notícias

‘É melhor ter dinheiro de tijolo’: as experiências de quem investiu em imóveis para alugar

Postada em 10/03/2025 às 10:18:25
‘É melhor ter dinheiro de tijolo’: as experiências de quem investiu em imóveis para alugar

Segurança, busca por uma renda extra e oportunidades imperdíveis levaram brasileiros a optar por comprar imóveis para alugar


Investir em imóvel para aluguel foi a opção escolhida pelo médico Leopoldo Silva pela experiência familiar. Com o trauma da hiperinflação, sua mãe o ensinou desde pequeno a priorizar a compra de imóveis, como uma reserva de patrimônio.

"Minha mãe sempre me falava que era melhor ter dinheiro de tijolo do que dinheiro no banco, porque no banco nosso dinheiro se desvaloriza. Ela veio de uma época na qual a inflação corroía os ganhos e o poder de compra das pessoas", diz Silva, que seguiu os conselhos à risca.

O médico possui três imóveis para investimento, que aluga há cerca de quatro anos. Todos na região da Vila Mariana, na zona sul da cidade de São Paulo. Ele afirma que está feliz com a escolha que fez, satisfeito com os retornos apesar de ter passado por dores de cabeça. Mas, diferentemente de sua mãe, ele não colocou todo o seu dinheiro ‘em tijolo'.

"Não acredito que todo mundo deva investir tudo em imóveis. É mais um ponto de diversificação da carteira", afirma. Contudo, ele não vai tão longe: 95% dos seus investimentos estão em renda fixa, como títulos públicos e crédito privado. A renda variável não está nos planos. "Não tenho perfil para investir em ações, muito menos no mercado brasileiro, que é instável", argumenta.

Por que brasileiros investem em imóvel para alugar?
Reportagem da Inteligência Financeira, com base nos dados do Índice FipeZap, mostra que a rentabilidade do aluguel em 2024 não bateu o CDI, apesar de ter vencido a inflação. Os investidores que possuem imóveis alugados tiveram retorno de cerca de 6% sobre o valor do imóvel.

Entrevistados relatam como motivações para buscar investir em imóvel para aluguel a segurança, a possibilidade de renda extra e até, pura e simplesmente, por encontrarem uma oportunidade que parecia imperdível.

"A oportunidade de compra foi o que me comoveu. O aluguel foi consequência. Foi acontecendo naturalmente, não era um objetivo", afirma o relações públicas Roney Paulino da Costa. Ele aluga sete imóveis há mais ou menos cinco anos. São três em São José do Rio Preto, dois em São Paulo, um em Ribeirão Preto e um em São Caetano do Sul.

Próxima da aposentadoria, a pedagoga Sonia Veloso de Carvalho priorizou a busca por uma renda extra.

"O desejo de ter um imóvel para alugar surgiu da necessidade de complementar minha renda familiar. Meu marido se aposentou em 2021 e em breve me aposento também. Sabendo que o salário diminui consideravelmente achamos por bem ter mais uma renda, para não ter apuros na velhice", explica.

Sonia fez esse movimento em 2021, quando comprou um imóvel no Parque do Mandaqui, na Zona Norte.

A pedagoga está feliz. E seu "filho único" está alugado desde o primeiro dia. "O processo de alugar foi muito rápido, assim que o imóvel foi publicado eu recebi várias propostas. O contrato já foi renovado, com a mesma inquilina, sem problema algum", conta.

 

Fonte: https://inteligenciafinanceira.com.br/onde-investir/investimentos/experienc

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Me Chame no WhatsApp