Notícias

Onde Investir no 2º Semestre

Postada em 28/07/2025 às 07:40:15
Onde Investir no 2º Semestre

Custo alto de produção, crédito mais caro e falta de planejamento de projetos levam incorporadoras à reestruturação; pequenas e médias são as mais vulneráveis

O setor de construção civil está no centro da crise que pode abalar o pilar de infraestrutura. De acordo com o Monitor RGF da Recuperação Judicial, o índice de empresas em recuperação judicial no grupo de Construção, Energia e Saneamento chegou a 4,12 por mil empresas em atividade, mais que o dobro da média nacional (1,98), ao fim do primeiro trimestre de 2025. Mais de 80% das companhias em recuperação atuam diretamente com incorporação e construção, segundo a consultoria RGF, responsável pelo levantamento

Com base apenas em casos já aceitos pela Justiça, o monitor aponta para uma pressão sistêmica sobre o setor. "Apesar de ser um segmento historicamente cíclico, a construção civil vem acumulando desafios que têm tornado a recuperação judicial uma saída recorrente, especialmente entre as pequenas e médias incorporadoras", afirma Rodrigo Gallegos, sócio da RGF e especialista em reestruturação.

Caminhos possíveis
O especialista aponta quatro pilares estratégicos para a sustentabilidade das incorporadoras:

Planejamento financeiro rigoroso;
Diversificação de fontes de funding;
Excelência na execução de obras;
Relacionamento institucional forte para mitigar riscos regulatórios.
"O know-how integrado dessas competências é o único amortecedor eficaz diante da volatilidade extrema do setor", afirma Gallegos. Não por acaso, grandes bancos já passaram a exigir a contratação de empresas especializadas para acompanhar a saúde financeira das SPEs e liberar recursos conforme a aderência aos cronogramas físicos e financeiros dos empreendimentos.

Perspectivas
Mesmo com o déficit habitacional elevado, o setor deve continuar enfrentando dificuldades, principalmente enquanto o cenário macroeconômico seguir desafiador. "A tendência é que as recuperações judiciais sigam em alta. A construção civil, assim como o agronegócio, é altamente impactada pela falta de capital e com forte capacidade de contaminação. Quando uma empresa quebra, a crise se espalha rápido", diz o especialista.

 

Fonte: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/construcao-civil-concentra-80-

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Me Chame no WhatsApp