Notícias

As melhores cidades para investir em imóveis em Santa Catarina

Postada em 22/07/2025 às 08:18:08
As melhores cidades para investir em imóveis em Santa Catarina

tajaí, Itapema, Porto Belo e Balneário Camboriú são destaque em valorização imobiliária e em rentabilização com aluguel. Os dados são do Ranking MySide Melhores Cidades para Investir. Veja aqui porque investir nessas cidades catarinenses.

O estado de Santa Catarina é um lugar de encantos, turismo e oportunidades! Com economia diversificada, altos níveis de desenvolvimento humano e investimentos constantes em infraestrutura, o estado surpreende por seus indicadores de competitividade e qualidade de vida.

Quando o assunto é valorização imobiliária, a região do litoral norte catarinense é quem lidera o ranking, com 4 das 10 cidades com o maior preço por metro quadrado no Brasil. São elas: Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Florianópolis.

Neste conteúdo, você vai conhecer a fundo as cidades que compõem o pódio deste ranking e ficar por dentro dos indicadores econômicos e sociais que fazem de Santa Catarina um terreno fértil para investimentos imobiliários!

4 motivos para investir em imóveis em Santa Catarina
Os dados que você confere a seguir foram retirados do Ranking de Competitividade dos Estados de 2024.

1. Segurança e Qualidade de Vida
Primeiro lugar no Brasil no quesito Segurança Pública, Santa Catarina é o lugar ideal para quem busca morar com tranquilidade, sem abrir mão de estar em uma cidade com boa infraestrutura e próxima a grandes centros urbanos.

Segundo o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, Santa Catarina é o estado mais seguro do país. Com uma taxa média de 9,2 mortes violentas por 100 mil habitantes, o estado apresenta um índice significativamente inferior à média nacional de 26,0.

O relatório é de autoria MySide e utiliza um indicador que avalia as cidades brasileiras em seu nível de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes, com dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda, o estado possui o terceiro maior IDH do Brasil, 0,774, o estado atrai novos moradores ano após ano.

2. Economia
Sexto estado mais rico do país, com PIB por habitante de R$ 42.247,52, segundo o IBGE, a economia diversificada e a preocupação com o acesso à educação são propulsores para a prosperidade de Santa Catarina.

Com o menor nível de desemprego do Brasil, 2,8% no quarto trimestre de 2024, o estado gera oportunidades em diversos setores, com destaque para a indústria, agropecuária e serviços, entre eles a cereja do bolo: o turismo.

→ Veja também: quais são as melhores cidades para se morar no Brasil?

3. Infraestrutura
Santa Catarina destaca-se por sua infraestrutura, ocupando o 3º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados de 2024. Este posicionamento reflete a eficiência em áreas como custos de energia elétrica, saneamento básico, combustíveis, além da acessibilidade aos serviços de telecomunicações e energia.

Recentemente, o Governo do Estado e a Celesc lançaram o Programa Energia Boa, considerado o maior projeto estadual de fomento à geração de energias renováveis já realizado no país. O programa prevê a construção de seis novas subestações e 225,5 quilômetros de linhas de transmissão no Planalto Serrano, com um investimento de R$ 572 milhões em obras de infraestrutura energética.

Impulsionada pelos planos de desenvolvimento urbano de cada uma das cidades, que preveem investimentos em infraestrutura e atrações exclusivas, Santa Catarina tem se tornado um verdadeiro canteiro de obras a céu aberto, atraindo investidores estratégicos interessados em surfar as ondas desse mar de oportunidades.

4. Rentabilidade no investimento imobiliário
Santa Catarina se consolida como um dos estados mais promissores para investimentos imobiliários no Brasil. De acordo com o Ranking MySide Melhores Cidades para Investir em Imóveis© 2025, 4 cidades do estado estão entre as 10 mais atrativas para investimentos em imóveis na planta.

Itapema, no litoral norte, ocupa a primeira posição no ranking de valorização de imóveis na planta, seguida por Itajaí em quarto lugar e Balneário Camboriú na quinta colocação.

Os dados não mentem: com investimentos constantes, a região do litoral norte catarinense vem se consolidando como principal polo de valorização imobiliária do estado.

O fenômeno ganha ainda mais força com a escassez de terrenos nos bairros de maior procura em cidades como Itapema e Balneário Camboriú, onde os valores dos empreendimentos costumam partir da casa dos milhões de reais.

A presença de polos industriais e logísticos, aliada à infraestrutura de qualidade, também contribuem para o crescimento do mercado imobiliário catarinense.

Outro ponto relevante é o desempenho do setor de turismo, que favorece tanto a valorização dos imóveis quanto a rentabilidade no mercado de aluguel de curto prazo. Balneário Camboriú e Florianópolis são exemplos de cidades onde a procura por hospedagens temporárias faz do investimento em aluguel de temporada uma alternativa lucrativa.

 

Fonte: https://myside.com.br/guia-balneario-camboriu/onde-investir-santa-catarina

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Me Chame no WhatsApp